30.3.06

o meu novo iPod vídeo. e não é da Apple.


Em novembro, o velho e bom iPaq 4700 morreu, com menos de um ano de idade. Quer dizer, entrou em coma temporariamente. Por conta de uma bobagem (a trava da bateria quebrou e, sem ela, o handheld não funciona), fiquei alguns meses sem usar um handheld. Não queria comprar um modelo da Palm (o sistema operacional precisa urgentemente de um upgrade) e nem gastar com um Dell Axim ou outro iPaq.
A HP só vende esse modelo aqui no Brasil para empresas, e um possível conserto iria demorar. Até descobri uma loja online de peças e partes da HP nos EUA, mas eles não entregam no Brasil. E eu esqueci de entrar nela antes de ir ao IDF no começo do mês. Mas foi em San Francisco que a solução veio: achei na CompUSA um kit de bateria estendida. Agora, o iPaq voltou à vida um pouco mais parrudo (a bateria é mais grossa).
Só que a nova bateria não é a principal novidade do iPaq. No início da semana, a HP liberou (após o suave pagamento de US$ 39) o upgrade para Windows Mobile 5.0 para o 4700, após um longo período de espera. E fiz o upgrade.
Demorou um pouco para instalar, mas agora o 4700 parece mesmo um equipamento novinho em folha. Novo gerenciamento de memória, programas atualizados (Word e Excel aprimorados), maior facilidade no uso de Wi-Fi. Até a rede wireless aqui da Futuro, protegida por senha, funciona direito agora (antes não tinha jeito). O Internet Explorer é básico, melhor baixar o Opera (tem até navegação em abas). Serviços MSN (Hotmail, Messenger etc) também vão bem e já vêm integrados ao sistema.
O mais divertido, claro, é converter arquivos de mídia para uso no portátil. Apesar da compatibilidade nativa com MP3 e afins, o Windows Media Player não é muito amigável com DivX e formatos estranhos. A solução? Descobri hoje: Converter arquivos AVI (ou DivX) para o formato nativo do Windows Media. E funciona!
Demora um tanto para converter (e ainda estou aprendendo a usar direito o Windows Media Encoder) - foram mais de 40 minutos para transformar o novo episódio de Lost (que passou ontem nos EUA) em mídia portátil (340 MB viraram 77 MB, para sorte do meu pobre cartão de 128 MB - mas não converti em resolução completa).
Agora sim tenho um "iPod" vídeo - com muito mais recursos que o iPod. Só falta o cartão de 1 GB (ou mais) para caber tanta coisa. A diversão é garantida. O próximo passo é testar os players nativos de DivX.

Nenhum comentário: