31.1.06

Sobre o Skype no Brasil

O Brasil faz parte dos cinco países que mais usam Skype no mundo, entre os 75 milhões de usuários cadastrados no serviço de Voz sobre IP. Quem disse isso foi Geoffrey Prentice, gerente-geral para novos mercados (e um dos fundadores da companhia, por acaso). Prentice, que mora em Tóquio, está no país para lançar oficialmente o serviço SkypeIn, em parceria com a operadora Transit Telecom. Agora é possível comprar linhas Skype brasileiras, prontas para receber no PC (ou Mac, Linux ou Pocket PC) ligações feitas de telefones fixos ou celulares.

O SkypeIn custa 30 euros por ano e dá para comprar linhas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Campinas, Santos, Joinville, Caxias do Sul e São José dos Campos. Essa lista deve crescer até o fim do ano, atingindo todas as capitais brasileiras. Mais informações em www.skype.com.

***

Sobre a compra pelo eBay, Prentice diz que "foi uma conversação que começou com parceria, crescendo, crescendo e, de repente, compraram". A impressão que dá, sinceramente, é que eles vão continuar com a cultura corporativa atual, forçadamente européia e diferente da paranóia americana - não faltam piadinhas sobre a idade de seus fundadores, que varia de 29 a 39 anos (quem fizer 40 deve se "aposentar" logo - até parece). O eBay? Ah, é o dono que vai usar os serviços, mas o Skype continua a fornecer seus serviços independentemente. Não é por menos, Prentice estava sem terno ou gravata - apenas uma camiseta de mangas longas listrada e óculos escuros o tempo todo. Ele ainda sente o jet-lag da viagem Tóquio-São Paulo, mesmo após uma semana por aqui - e ele diz que vem a cada três meses.

O Skype quer inovação. Por isso, não tem medo da concorrência e até se sente lisonjeada quando uma Microsoft ou Google lançam mensageiros instantâneos com recursos de voz. "Nosso produto é melhor. Fizemos um produto do zero pensando em um mercado global e não paramos de pensar em inovação", diz Geoffrey Prentice. O futuro? Bem, não se fala muito. É o que temos agora e está bom. A revelação do Brasil estar no top 5 de maiores usuários não me surpreende - já que MSN Messenger costuma estar no topo da lista mensal de aplicativos web mais utilizados do Ibope/eRatings. Tanto uso, afinal, gerou resultado: por isso o Skype está aqui.

Nenhum comentário: