27.4.06

MSN e a web 2.0

O MSN fez uma prévia hoje do novíssimo mundo de serviços Live (e-mail, messenger, blogs, busca etc etc etc.), ou a entrada da companhia de Redmond no mundo Web 2.0, já que quase tudo é baseado na tecnologia AJAX (leia mais na PC Mag 08 e 09).

O mais importante, pelo menos que eu não tinha visto ainda em nenhum lugar, é a incrível inovação na página de buscas. Já que dizem que o usuário não vai além da terceira página de buscas, o novo MSN Search só tem UMA página de resultados, que vão se ampliando de acordo com a rolagem da página para baixo. E dá para definir macros para refinar buscas - e até inseri-las na página principal do "seu" Live.com. Google, teremos uma resposta em breve?

Os números do MSN são assustadores. São, segundo o Ibope, os líderes em audiência (80% de alcance na internet brasileira). Só que uma coisa eles nunca citam (e ninguém da imprensa especializada admite): o portal MSN já vem como página inicial do Internet Explorer, e muita gente não sabe como trocar essa página. Audiência involuntária. Quanto vale essa audiência sem esse recurso só para o portal?

Não tiro o mérito do uso incrível de MSN Messenger (18 milhões de usuários no país), um programinha que, aos poucos conseguiu desbancar o reinado do ICQ (quem?) entre os internautas brasileiros. O velho e bom Hotmail tem 17 milhões de contas cadastradas, o MSN Spaces já tem 4 milhões de blogs cadastrados. O Spaces já tem um beta em andamento na Austrália para se transformar em uma rede social (no estilo Orkut, mas com muito mais privacidade, dizem eles).

É a velha e boa estratégia Microsoft: entre depois no mercado, vá aprimorando o produto aos poucos. Quando menos se espera, o produto se tornou superior à concorrência. Exemplos? o próprio MSN Messenger, o Windows Mobile (contra o quase defunto Palm OS), o Office para Mac (superior à versão para PC). O Live.com tem um recurso nessa linha: os tais "gadgets" - mini-aplicativos conhecidos no mundo Yahoo! e Mac como widgets. Quanto você aposta que "gadgets" vão ser mais conhecidos que widgets em uns três anos? E o serviço Windows Live Call, baseado no Messenger, faz ligações telefônicas de PC para PC e de PC para telefones convencionais. Lembrou o Skype, não? (Desse faltaram detalhes sobre como será o pagamento, claro).

No meio de tanta informação, a notícia fica na descoberta que os serviços Live saem do beta já no segundo semestre e serão lançados oficialmente em português: Windows Live Messenger, Mail, Search, Toolbar, Spaces, Desktop Search e Safety Center. Eu, particularmente, já sou beta tester do Messenger e do Hotmail - muito mais limpo e organizado que o anterior.

Nenhum comentário: