6.10.05

Browser Wars

Hoje a Symantec lançou um relatório semestral das ameaças na internet. Tem uma nota mais completa lá no blog da PC Mag. É assunto que, se for falar com calma, leva uma semana.
Um tópico polêmico, que só lembrei agora e não citei lá no outro blog, é o fato de as vulnerabilidades terem aumentado para browsers da família Mozilla: 25 contra 18 encontradas para Internet Explorer. Na hora de escrever, a mídia especializada muitas vezes desavisada adora alardear que o Mozilla é inseguro, está cheio de buracos e tal. Sim, isso é verdade - em parte.

Só que veja quanto o IE ocupa no mercado e quanto o Firefox tem. Não sei o número certo, mas acho que está na ordem de 85% pro IE e o resto para outros browsers. Consequência: uma falha fatal no IE ainda é muito mais perigosa que muitas pro Firefox.

Outro dado alarmante: as desenvolvedoras de software levam, em média, 54 dias para fornecer um patch para uma falha encontrada. O submundo leva 6 dias para explorar a falha depois que ela é descoberta. Aí sim mora o perigo.

Nenhum comentário: