12.5.06

UOL Messenger? Ah...

Rumores de mercado dizem que o Universo Online irá lançar em breve algo conhecido internamente como UOL Messenger. E eu pergunto a razão de tal lançamento equivocado.

O Terra já teve um, horrível (nem tem mais no site deles). Mas isso numa época (2001) em que pelo menos valia a pena tentar arriscar desenvolver um produto desse tipo. O UOL já teve um messenger tosco no passado, o ComVC. Foi tão relevante que nem lembrava do nome.

Razões simples e básicas para a falha imediata do UOL Messenger: hoje o povo (muita, muita gente, diz o Ibope) usa MSN e ponto final. Não adianta criar mais um mensageiro pra... ninguém usar. Alguém aí usa Yahoo! Messenger? (dizem as más línguas que nem o povo do Yahoo! usa). AIM? ICQ? Que esses dois descansem em paz.

Um UOL Messenger só "pega" se tiver integração com o MSN Messenger ou se for muito, mas muito mais legal que o MSN. Mas aí o MSN troca algum detalhezinho no protocolo de comunicação e pronto, o UOL Messenger morreu. Vou esperar pra ver se o boato é verdadeiro.

***

Falando em UOL, a nova Megastore só vende arquivos WMA. Mais um tiro no pé. Num país (num mundo?) onde o iPod é objeto de desejo (dá-lhe fones brancos pelo metrô e pela av. Paulista, finalmente!), vender em um formato incompatível com o iPod é uma aposta um tanto arriscada.

Até pode "vender" músicas (caras, caras) uma vez pro dono de iPod. Quando ele perceber que não funciona, adeus, Megastore. A não ser que eu esteja muito mal informado e Creatives (excelentes, por sinal), iRivers e clones toscos do iPod sejam a maioria do mercado. Alô Terra, Alô iG, que tal uma loja que venda MP3 de verdade? (Apple, can you hear me?)

8 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, na gerra de shoppings, tem um novo que vai ser contruido no Morumbi, top dos tops. Bem na gerra de shoppings o Iguatemi esta negociando uma Apple Store como loja ancora, numa nova ala que vai ser inaugurada. Será que junto vem a ITunes store?

Abs

Edu Lima

Henrique disse...

Edu, o boato da Apple Store é recorrente. Quando a Daslu estava para ser inaugurada, também havia a notícia (falsa, claro) de que a Apple teria um "corner" (êta palavra besta) lá no templo. O que pode acontecer no máximo é algum varejista poderoso (como o Fast Shop) bancar uma loja só de Apple, mas não com investimentos da própria Apple.

Anônimo disse...

Em que mundo voce vive? O padrao de DMR do iPod e um padrao proprietario da Apple, apenas a Apple consegue vender musicas para iPod - entao acorda pois nao existe ninguem que vende musica para iPod alem da Apple.

Se voce trabalha na PC Magazine, deveria considerar mudar de emprego. Ou seu editor deveria considerar contratar outra pessoa que esteja melhor informada.

Henrique disse...

Covarde anônimo, sei muito bem que a Apple tem DRM (digital rights management, não DMR, como vc. escreveu) - que funciona, por sinal. mas se o iPod é o objeto de desejo de 10 em 10 pessoas, por que nao uma loja online da Apple?
Minha crítica ao UOL é ao fato de vender apenas WMA. Quem tem iPod - como eu e 99% das pessoas que trabalham comigo - não vai comprar nada lá. Se você não entende isso, que pena.

Anônimo disse...

Ninguem vende MP3 pq não é possivel implementar segurança contra cópia nesse tipo de arquivo... Vc deveria se informar melhor para escrever um post tão ridículo quanto esse.

E sim, o UOL Messenger suportará todos os principais protocolos de comunicação.

Informe-se melhor campeão

[]s
Boi Junqueira

Henrique disse...

Se você não entendeu ainda, vamos lá, com calma. Minha crítica é o uso de um formato que não funciona no iPod. Se é protegido ou não o problema não é meu como consumidor final. Eu quero comprar uma música que funcione no meu iPod - por isso o "Apple, can you year me?". (E não, eu não acredito em uma iTunes Music Store brasileira).

Se a UOL Megastore (pisei no calo, é, sr. funcionário do UOL?) vende WMA, problema dela. Perde um monte de potenciais compradores por conta da sua limitação. Isso vale pros outros vendedores online, como o iMusica e seus parceiros. Entendeu agora?

Anônimo disse...

Esse anônimo imbecil só pode ter dislexia...

Anônimo disse...

Uma música na UOL MegaStore, custa no mínimo R$ 2,90. Caso eu compre um álbum com 14 músicas, o preço total é de R$ 40,60. Ou seja, mais caro que a média dos cds em lojas convencionais.

A diferença, é que não vou ter o encarte nem a possibilidade de ripar o CD e depois dispor livremente das músicas.

Ok, a intenção é justamente não ter que comprar o álbum completo. Então vou comprar algumas músicas para poder ouvir no meu MP3 Player! Opa! Mas o formato é WMA. Então vou ter que queimar um CD, ripar o CD para um formato que meu MP3 Player aceita. Mas isto é tão trabalhoso (sem dizer que vou ter que comprar mídias para isso) que provavelmente não vou fazer.

Em suma, vou continuar comprando CDs convencionais e baixando MP3 pq tocam livremente em qualquer dispositivo de áudio e não tem limitações de número de gravações, audições e compartilhamento.

Não é pirataria, mas não é prático, não é barato e pra mim não vale a pena.